quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Programa da Disciplina Jornalismo Online 2007 / Segundo semestre

I - Curso: Mídia Eletrônica
Disciplina: Jornalismo Online
Carga Horária: 72 horas Fase: Quarta Fase Período Letivo: Noturno
Professor: Carlos Albano Castilho
E-mail: castilho.aulas@gmail.com

II - EMENTA
A disciplina procura desenvolver no aluno a consciência da participação cidadã no processo de informação dentro de uma comunidade. Este objetivo será alcançado através de aulas teóricas e práticas sobre o jornalismo na internet, tanto o desenvolvido em sites corporativos como o praticado pelos chamados jornalistas cidadãos (pessoas sem formação técnica em jornalismo).

III – OBJETIVO GERAL DO CURSO
Mídias Eletrônicas são consideradas a televisão, o rádio, o cinema e a própria Internet a serviço da informação. Dessa forma, o Curso de Comunicação Social com ênfase em Mídia Eletrônica tem o objetivo de formar profissionais aptos a trabalhar e pesquisar novos recursos para estas mídias, com a produção de peças interativas de comunicação para ambientes digitais de comunicação, além da produção de material para mídias gráficas.

IV- OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Objetivo Geral: No final do curso espera-se que o aluno seja capaz de produzir conteúdos jornalísticos em formato multimídia (texto, áudio ou imagens) a serem publicados em páginas pessoais informativas (weblogs) ou em sites jornalísticos vinculados a empresas de comunicação. Além disso, o aluno deverá desenvolver a capacidade de interagir com o público, como parte de uma preocupação com a formação de coletivos inteligentes.
Objetivos Específico:Os alunos serão estimulados a desenvolver weblogs informativos individuais para se familiarizarem com a prática do jornalismo cidadão e com a interatividade com o publico, através de comunidades de interesses. Também participarão de projetos multimídia que simulem situações típicas de redações jornalísticas em ambiente de convergência digital de meios de comunicação.


V – RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES
O jornalismo online, em todas as suas modalidades, mantém uma relação estrutural com outras disciplinas como multimídia, tratamento de imagens, áudio digital, narrativas online, vídeo, webdesign, técnicas de animação e realidade virtual. O jornalismo online pode ser visto como um resultado da convergência de todas estas disciplinas em ambiente virtual.

VI – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A disciplina de jornalismo online procurará explorar a diversidade de experiências e habilidades dos alunos visando integrá-las no desenvolvimento de projetos informativos multimídia. O ênfase principal será dado a capacidade de desenvolver narrativas jornalísticas em texto, áudio, vídeo e na capacidade de criar comunidades informativas através da interatividade com o público, que na internet passou a ser um protagonista tão importante no processo informativo quanto o jornalista profissional. A discplina procurará também desenvolver nos alunos a capacidade de produzir coletivamente conteúdos informativos através do sistema wiki.

VII – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Os alunos serão estimulados a criar weblogs pessoais onde desenvolverão projetos de jornalismo online em áreas de interesse individual. Os weblogs serão o eixo de todas as atividades teórico-práticas na disciplina. O professor identificará competências, habilidades e preferências entre os alunos para ajuda-los a escolher o tema do seu blog individual. Cada aluno usará as ferramentas do jornalismo online no desenvolvimento do seu blog, como produção textual, reportagens, investigação, design, multimídia, interatividade e trabalho coletivo.
AULA SUBSTITUTIVA - Palestra sobre jornalismo cidadão com o autor de um weblog individual para analise da experiência e debate sobre problemas na interatividade com o público.Alternativa – projeção e posterior redação de resenha critico de um vídeo relacionado à questões éticas no jornalismo online.

VIII –ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Abordagens teóricas a partir de reflexões sobre a experiência prática do aluno no desenvolvimento de projetos específicos da disciplina.O professor criará um weblog da disciplina onde serão disponibilizados textos e apresentações em Power Point dos temas tratados em aula.

IX – SISTEMA E CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO
O sistema de avaliação será feito com base em quatro itens:
1)Performance individual no desenvolvimento do weblog pessoal (1/4 da nota afinal);
2)Texto individual de avaliação crítica da participação no projeto de simulação de redação multimídia em ambiente de convergência de meios (1/4 da nota final);
3)Participação em seminários, projetos coletivos e debates em sala de aul (1/4 da nota final)
4)Auto avaliação – os alunos redigirão um texto jornalístico no primeiro e no ultimo dia de aula e farão uma avaliação critica de ambos. (1/4 da nota final a ser atribuída pelo professor com base no texto de cada aluno.

X - BIBLIOGRAFIA
Bibliografia Básica: (2 bibliografias com localizador da Biblioteca)
Webwriting: Redação e Informação para a Web – Bruno Rodrigues – Editora Brasport, São Paulo, 2006. (aquisição recomendada)
Jornalismo na Internet – Planejamento e Produção da Informação Online – J.B.Pinho – Editora Summus, São Paulo, 2003.
Bibliografia Complementar:
Jornalismo em tempo real – O Fetiche da Velocidade - Sylvia Moretzsohn, Editora Revan, Rio de Janeiro, 2002.
Journalism Online – Mike Ward – Focal Press, Oxford , MA. (EUA), 2002.Jornalismo Digital – Pollyana Ferrari – Editora Contexto, São Paulo, 2003.

XI – CRONOGRAMA
01/8 - Apresentação do tema e da metodologia de ensino. Levantamento de competências, habilidades e preferências visando a escolha do tema do weblog de cada aluno.Ênfase na cobertura de temas comunitários, ambientais e setoriais.
08/8 - Buscas – Teoria , técnicas, novos sistemas, jogo de buscas, pesquisa sobre jornalismo cidadão (exemplos), leitura crítica.
15/8 - Criação dos blogs – teoria, redação em blogs, apuração jornalística em blogs, áudio(podcast) e video (YouTube) em blogs e análise de modelos – entrevistas online (email, Skype).
22/8 - Criação de blogs - teoria sobre blogs discussão sobre a execução dos blogs, busca de paradigmas, criação de lista de favoritos para consulta.
29/8 - Jornalismo cidadão – o que é, diferenças jornalismo convencional, exemplos de projetos, sites de jornais, portais informação, IG/G1.
05/9 - Reportagem e investigação jornalística em portais e weblogs.
12/9 – Produção textual em weblogs e portais de Jornalismo na Web
9/9 - Avaliação do andamento dos projetos de blog individuais.
26/9 - Produção de áudio e fotografias para jornalismo online.
3/10 – Produção de vídeo e animação para jornalismo online.
10/10 – Jornalismo online em ambiente de convergência de meios de comunicação. 17/10 – Simulação de trabalho em ambiente de convergência.
24/10 - Auto-avaliação dos alunos sobre o conteúdo dos seus weblogs.
31/10 - Seminário com autores de weblogs e estudiosos do jornalismo cidadão. 07/11 – Produção de material para divulgação externa dos weblogs produzidos pelos alunos.
14/11 - Interatividade em weblogs.
22/11 - Seminário com convidados externos sobre portais informativos na Web. 29/11 – Workshop de avaliação da execução do seu projeto de weblog de jornalismo cidadão.
05/12 - Texto final para avaliação de performance. Auto-avaliação.

Um comentário:

Daniel Alves disse...

A importância da parceria.
Não só na Internet, mas fora dela a Parceria é uma ferramenta que permite aliar esforços em prol de um objetivo em comum. Isso se faz entre pessoas, empresas e sites na Internet.
Muitas vezes você gera um determinado conteúdo no seu site que possa ser interessante para os visitantes de outros sites.
Em parceria, você passa a indicar os serviços e conteúdo de um site e este também passa a indicar o seu conteúdo e serviços a seus visitantes. Existirá neste caso uma troca de tráfego. Este tipo de parceria é interessante para sites que oferecem conteúdo, produtos e serviços complementares ao seu. Essa indicação pode ser feita nos textos dos sites, através de banners e até mesmo em páginas do tipo “links indicados”.

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