1) Vocês e a comunicação
- Significa que desejam ser comunicadores e escolheram a comunicação digital
- Comunicar por meio da internet significa envolver-se num sistema de mão dupla
- Vocês oferecem informação e recebem informação
- Esta duplicidade significa que vocês serão sempre, ao mesmo tempo, emissores e receptores de informação.
- Quando vocês estão jogando online, vocês dão e recebem informações com seus - parceiros.
- Quando vocês estão num chat ou no Orkut, vocês estão dando a recebendo informações.
- Aqui nesta aula, se eu só estiver dando informação, mas não recebendo nada, significa que há alguma coisa errada. Da mesma forma se vocês estão só recebendo e não estão oferecem nada , não existe comunicação. Há algo errado.
- O que é que pode estar errado: o professor está ensinando algo que não interessa aos alunos, algo que os alunos não conseguem entender, ou os alunos não querem receber a informação que o professor oferece.
- Em qualquer uma das hipóteses, há uma solução fácil e rápida: os alunos oferecem ao professor a informação de que tem outros interesses, que não estão preparados para entender a aula ou que o método usado pelo professor não está adequado.
- Quando isto acontece começa a haver a interatividade, a troca e a conseqüência esperada é que professor e aluno acabem se entendendo
- A mesma coisa acontece quando vocês assumem a função de comunicadores, seja como jornalistas, como relações publicas, como defensor de causas sociais, como músico, como produtor de imagens.
- Você é um blogueiro, como é que você aplica, no teu blog, esta idéia de que você é ao mesmo tempo emissor e receptor, alguém que dá informação e ao mesmo tempo recebe? Três alunos respondem. Grayce, Fernando,
2) A produção e a recepção de informações não são mais uma atividade isolada.
- Para dar e receber nós precisamos estar em redes virtuais ou analógicas. As virtuais são mais amplas, diversificadas, instantâneas e colaborativas.
- Uma rede colaborativa é aquela onde as pessoas, não apenas trocam informações, como também produzem conjuntamente novos conteúdos.
- A colaboração e a troca são essenciais quando alguém desenvolve uma atividade online, como jornalismo, games, musica e vídeo.
- Alguém da área de games poderia dar falar como acontece a colaboração por meio da troca de informações e dados?
- Idem para alguém da área de musica? De Tecnologia ?
Intervalo
Exercício
Análise dos comentários feitos sobre os blogs;
Fazer sugestão sobre temas em blogs de colegas, usando o sistema de comentários.
quarta-feira, 31 de outubro de 2007
quarta-feira, 24 de outubro de 2007
Avaliação dos blogs de alunos 24/10/2007
Primeira parte da aula
Os alunos farão uma auto-avaliação dos seus blogs destacando os seguintes pontos:
1) Principais dificuldades encontradas?
2) Conseguiu resolver todas as dificuldades?
3) Quais as que não conseguiu?
4) Acha que escolheu o tema certo ou deveria ter escolhido outro? Qual?
5) Acha que a experiência foi válida? O que mudaria na experiência, pensando em próximas turmas de Jornalismo Online?
6) Qual a principal lição aprendida com a produção do blog?
7) Acha que vale a pena continuar com o blog? Porquê?
Segunda parte da aula
Depois do intervalo, cada aluno escolherá dois blogs de colegas e fará um comentário de no mínimo 10 linhas sobre o post mais recente, de cada um deles.
Os alunos farão uma auto-avaliação dos seus blogs destacando os seguintes pontos:
1) Principais dificuldades encontradas?
2) Conseguiu resolver todas as dificuldades?
3) Quais as que não conseguiu?
4) Acha que escolheu o tema certo ou deveria ter escolhido outro? Qual?
5) Acha que a experiência foi válida? O que mudaria na experiência, pensando em próximas turmas de Jornalismo Online?
6) Qual a principal lição aprendida com a produção do blog?
7) Acha que vale a pena continuar com o blog? Porquê?
Segunda parte da aula
Depois do intervalo, cada aluno escolherá dois blogs de colegas e fará um comentário de no mínimo 10 linhas sobre o post mais recente, de cada um deles.
quarta-feira, 10 de outubro de 2007
Aula Convergência em Jornalismo Online
A) Exposição
1) O jornalismo do futuro nas grandes empresas de comunicação passa pela convergência de canais de comunicação.
2) A Web é o canal por excelência em matéria de convergência porque é o único que consegue englobar texto, áudio, vídeo e interatividade.
3) Jornalista polivalente: produz, executa e edita conteúdos jornalísticos pensando em quatro canais de comunicação : texto, imagem (vídeo, foto, gráficos, animações), áudio e interatividade. A interatividade significa a capacidade de conversar com o público para transmitir informação e estabelecer as bases para uma autoria coletiva de conteúdos jornalísticos.
- Repórter polivalente – escreve, filma, fotografa, narra em áudio, entrevista, interage (responde emails, participa do Orkut ou do Second Life).
- Editor polivalente – Edita em vídeo, áudio, texto e é capaz de coordenar chats, fóruns e animar uma comunidade no Orkut, por exemplo).
4) Tipos de convergência em jornalismo online
- Pode haver uma convergência parcial, quando você tem uma noticia ou reportagem só em texto e fotos, ou um vídeo com áudio. Pode haver vídeo, áudio e interatividade (vídeo conferência ou vídeo entrevista).
- Pode haver convergência integrada ou não. Integrada quando você desenvolve uma narrativa usando texto, imagens, áudio e interatividade onde estes elementos ganham relevância de acordo com as exigências da ação. É a mais difícil de se produzir e é praticada apenas por alguns países. A convergência não integrada é mais comum e tem um componente como base (em geral o texto) e a partir dele são feitos links para detalhamento das informações.
5) Novas funções do jornalismo convergente:
- Editor de notícias: tomar uma noticia e ver como ela será tratada em impresso, radio, televisão e internet.
- Editor de fluxo: ordenamento dos conteúdos passando de uma midia para outra
- Editor de conteúdos – contextualização, checagem de fontes e dados,
- Editor do formato final – Revisor, tradutor, pós produção em áudio e vídeo.
B) Exercício
Tema: Comunidades Virtuais
Fato - Facebook conquista 150 mil novos usuários por dia e vira a nova moda em matéria de comunidades online.
1)Grupo Editor Jean, Ian, Grayce, Mariana. Coordena os demais grupos
2) Grupo pesquisa informações Google - Noticias e Web – checar informação original, buscar novos detalhes, comunidades mais importantes, histórico das comunidades. Informa os editores.
3) Grupo pesquisa fotos ver Google Imagens - Informa os editores
4) Grupo Pesquisa vídeos ver You Tube – Informa os editores
5) Grupo pesquisa interatividade (blogs, fóruns, chats, comunidades) ver Google Grupos – informa os editores
1) O jornalismo do futuro nas grandes empresas de comunicação passa pela convergência de canais de comunicação.
2) A Web é o canal por excelência em matéria de convergência porque é o único que consegue englobar texto, áudio, vídeo e interatividade.
3) Jornalista polivalente: produz, executa e edita conteúdos jornalísticos pensando em quatro canais de comunicação : texto, imagem (vídeo, foto, gráficos, animações), áudio e interatividade. A interatividade significa a capacidade de conversar com o público para transmitir informação e estabelecer as bases para uma autoria coletiva de conteúdos jornalísticos.
- Repórter polivalente – escreve, filma, fotografa, narra em áudio, entrevista, interage (responde emails, participa do Orkut ou do Second Life).
- Editor polivalente – Edita em vídeo, áudio, texto e é capaz de coordenar chats, fóruns e animar uma comunidade no Orkut, por exemplo).
4) Tipos de convergência em jornalismo online
- Pode haver uma convergência parcial, quando você tem uma noticia ou reportagem só em texto e fotos, ou um vídeo com áudio. Pode haver vídeo, áudio e interatividade (vídeo conferência ou vídeo entrevista).
- Pode haver convergência integrada ou não. Integrada quando você desenvolve uma narrativa usando texto, imagens, áudio e interatividade onde estes elementos ganham relevância de acordo com as exigências da ação. É a mais difícil de se produzir e é praticada apenas por alguns países. A convergência não integrada é mais comum e tem um componente como base (em geral o texto) e a partir dele são feitos links para detalhamento das informações.
5) Novas funções do jornalismo convergente:
- Editor de notícias: tomar uma noticia e ver como ela será tratada em impresso, radio, televisão e internet.
- Editor de fluxo: ordenamento dos conteúdos passando de uma midia para outra
- Editor de conteúdos – contextualização, checagem de fontes e dados,
- Editor do formato final – Revisor, tradutor, pós produção em áudio e vídeo.
B) Exercício
Tema: Comunidades Virtuais
Fato - Facebook conquista 150 mil novos usuários por dia e vira a nova moda em matéria de comunidades online.
1)Grupo Editor Jean, Ian, Grayce, Mariana. Coordena os demais grupos
2) Grupo pesquisa informações Google - Noticias e Web – checar informação original, buscar novos detalhes, comunidades mais importantes, histórico das comunidades. Informa os editores.
3) Grupo pesquisa fotos ver Google Imagens - Informa os editores
4) Grupo Pesquisa vídeos ver You Tube – Informa os editores
5) Grupo pesquisa interatividade (blogs, fóruns, chats, comunidades) ver Google Grupos – informa os editores
Assinar:
Postagens (Atom)