quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Aula Convergência em Jornalismo Online

A) Exposição
1) O jornalismo do futuro nas grandes empresas de comunicação passa pela convergência de canais de comunicação.
2) A Web é o canal por excelência em matéria de convergência porque é o único que consegue englobar texto, áudio, vídeo e interatividade.
3) Jornalista polivalente: produz, executa e edita conteúdos jornalísticos pensando em quatro canais de comunicação : texto, imagem (vídeo, foto, gráficos, animações), áudio e interatividade. A interatividade significa a capacidade de conversar com o público para transmitir informação e estabelecer as bases para uma autoria coletiva de conteúdos jornalísticos.
- Repórter polivalente – escreve, filma, fotografa, narra em áudio, entrevista, interage (responde emails, participa do Orkut ou do Second Life).
- Editor polivalente – Edita em vídeo, áudio, texto e é capaz de coordenar chats, fóruns e animar uma comunidade no Orkut, por exemplo).
4) Tipos de convergência em jornalismo online
- Pode haver uma convergência parcial, quando você tem uma noticia ou reportagem só em texto e fotos, ou um vídeo com áudio. Pode haver vídeo, áudio e interatividade (vídeo conferência ou vídeo entrevista).
- Pode haver convergência integrada ou não. Integrada quando você desenvolve uma narrativa usando texto, imagens, áudio e interatividade onde estes elementos ganham relevância de acordo com as exigências da ação. É a mais difícil de se produzir e é praticada apenas por alguns países. A convergência não integrada é mais comum e tem um componente como base (em geral o texto) e a partir dele são feitos links para detalhamento das informações.
5) Novas funções do jornalismo convergente:
- Editor de notícias: tomar uma noticia e ver como ela será tratada em impresso, radio, televisão e internet.
- Editor de fluxo: ordenamento dos conteúdos passando de uma midia para outra
- Editor de conteúdos – contextualização, checagem de fontes e dados,
- Editor do formato final – Revisor, tradutor, pós produção em áudio e vídeo.

B) Exercício

Tema: Comunidades Virtuais

Fato - Facebook conquista 150 mil novos usuários por dia e vira a nova moda em matéria de comunidades online.

1)Grupo Editor Jean, Ian, Grayce, Mariana. Coordena os demais grupos

2) Grupo pesquisa informações Google - Noticias e Web – checar informação original, buscar novos detalhes, comunidades mais importantes, histórico das comunidades. Informa os editores.

3) Grupo pesquisa fotos ver Google Imagens - Informa os editores

4) Grupo Pesquisa vídeos ver You Tube – Informa os editores

5) Grupo pesquisa interatividade (blogs, fóruns, chats, comunidades) ver Google Grupos – informa os editores

2 comentários:

Ivan Ponzoni disse...

O jornal Diário Catarinense está iniciando sua vida na web.
Com o início do jornal DC na Internet, precisou-se de uma nova redação, ou seja, profissionais especializados no jornalismo on-line, em elaborar notícias para a web.
Todos nós sabemos que tudo que lemos no jornal impresso, aconteceu no dia anterior o que traz o atraso da notícia, já com o jornal na Internet não teremos isso, a notícia sai no momento em que aconteceu.
Essa rapidez que existe no jornal on-line é a maior reclamação por parte da redação do jornal impresso, pois dizem eles que todas as notícias poderão entrar no mesmo instante no jornal on-line, já para eles fica praticamente impossível escrever a notícia e entregar ao leitor na hora, como no jornal on-line. Sem contar que temem o fim do jornal impresso.
Será mesmo que esse passo que o Diário Catarinense está dando acabará com jornal impresso?
Acredito que sim, pois as pesquisas mostram que o jovem não lê jornal impresso, seu interesse é pela interatividade, que infelizmente o jornal impresso não consegue oferecer.
O grande desfio hoje dos jornais impressos é como gerar novos leitores já que a faixa etária deles é de 40 à 60 anos de idade, esse número não cresceu desde as últimas pesquisas.

Ivan Ponzoni disse...

Novo endereço:
http://blogdaanimacao.blogspot.com