quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Roteiro Aula Reportagem em Jornalismo Online

1) Reportagem é a verificação de fatos, dados ou notícias.
a) Esta atividade era um diferencial dos jornalistas na era pré-internet. Eles faziam a investigação e a publicavam na forma de reportagem, oferecendo ao leitor os elementos essenciais para ele entender o que estava sendo apresentado.
b) Os blogueiros têm uma situação especial, porque acabam se tornando formadores de opinião. Assim, eles também tem responsabilidades em matéria de verificação de fatos e dados.
c) Um dado ou um fato investigado por um jornalista ou blogueiro acaba se transformando numa informação, pois recebe um valor agregado (causas, conseqüências, antecedentes, beneficiários, prejudicados, fotos, gráficos, vídeos etc).
d) É importante aqui tentar deixar bem claro as diferenças entre dado e informação. Dado é um número ou fato sem qualquer contextualização. Informação é um dado contextualizado. Antes de ser verificada por um jornalista ou blogueiro, uma notícia é um dado. Depois ela vira informação porque foi contextualizada. Exemplo: caiu um avião = dado. Caiu um avião da GOL no centro de Recife = informação.

2) A verificação de fatos, dados ou notícias requer os seguintes passos:
a) Identificação da fonte: quem publicou ou forneceu a notícia, dado ou fato. Isto é importante porque a credibilidade da fonte vai no ajudar muito a determinar a importância do material recebido. Dependendo da credibilidade ou reputação da fonte pode se descartar a noticia dando preferência à outra fornecida por fonte mais confiável. Daí a credibilidade dos blogs, porque eles dão informações.
b) Checagem : é a verificação da exatidão de dados, fatos, estatísticas, nomes e referências incluídas na notícia recebida. A checagem também se estende às fontes para verificar sua autenticidade em caso de pessoa ou instituição desconhecidas.
c) Detalhamento: é o desdobramento da noticia, dado ou fato comunicado ao jornalista ou blogueiro. Significa procurar responder as perguntas: porquê, como, quando e quanto. Geralmente o detalhamento é feito a partir de números, estatísticas e gráficos. Os números tem o poder de ilustrar situações com muito mais eficiência e exatidão que longas descrições. Cada frase deve ter pelo menos um número ou estatística.
d) Equilíbrio: Significa buscar visões opostas ou conflitantes do mesmo problema. Sabemos que ninguém é capaz de possuir toda a verdade. Também sabemos que a realidade tem muitas caras. Portanto é necessário ouvir o maior numero possível de versões para tentar chegar perto da verdade.
e) Contextualização: é uma espécie de somatório de tudo o que foi investigado antes. É o componente da verificação que nos permite ter uma real avaliação da informação, principalmente de sua complexidade. As exigências mínimas da contextualização são: causas, conseqüências, antecedentes, beneficiários, prejudicados e desdobramentos.
f) Contato direto: Todos estes cuidados não eliminam no entanto as vantagens e a necessidade de um contato pessoal com o processo, personalidade ou situação sob investigação.

3) Investigação com a ajuda do computador.
a) O computador é hoje a grande ferramenta para a verificação de fatos, dados e noticias, porque aumento a velocidade e a amplitude das investigações.
b) Os mecanismos de buscas são a ferramenta básicas para executar uma checagem de dados, noticias e fatos. Hoje praticamente metade das reportagens jornalistas já são feitas basicamente com a ajuda do computador e da internet.
c) Usar sempre mais de um mecanismo de busca para investigações mais complexas.
d) Consulta a base de dados em todo mundo, evitando a burocracia humana.
e) Quem sabe usar computador para verificação de dados, fatos e noticias tem uma vantagem enorme em relação aos jornalistas sem intimidade com a tecnologia moderna.

4) Verificação e patrulhamento público.
a) O crescimento do número de blogs reforçou a tendência em direção ao patrulhamento noticioso, ou seja, a especialização no acompanhamento de personalidades, processos ou organizações por jornalistas e/ou blogueiros;
b) Hoje qualquer personalidade publica ou instituição pode ser observada e acompanhada em detalhe por um blog;
c) O patrulhamento é extremamente eficiente em termos de aumentar transparência pública mas também gera o risco de provocar difamação, discriminação e xenofobia. Daí o cuidado na verificação de noticias, dados e fatos.

5) Experiência dos alunos na produção dos blogs.
Os alunos relatam problemas na verificação de dados, fatos e noticias para publicação em weblogs.

Nenhum comentário: