quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Aula Fotografia em Weblogs 26/9/2007

1) Objetivos e tipos de fotografias
- Noticia – a foto é a noticia - político flagrado pegando pacote de dinheiro.
- Documental - facsimile de documentos
- Artística – composição de imagens numa foto para transmitir uma idéia do autor da foto
- Emoções e sentimentos – quando a imagem procura reforçar ou criar algum tipo de emoção associada ao texto.
- Ilustrativas – são fotos cuja importância maior está na composição do design da página web. Nestas condições a foto serve para aliviar o peso da imagem do texto.

2) Fotos em blogs
a) Elas são um componente essencial na media em que a fotografia assume a forma de uma narrativa. As histórias são contatas através de fotos onde o texto é secundário.
b) Preocupação em associar texto e fotos para desenvolver uma narrativa integrada multimídia. Este é o grande desafio dos autores de blogs, que geralmente também são os autores das fotos.
c) Uma foto vale mil palavras, com isto você encurta sintetiza e compacta (zipa) a história que está contando. Mas não pode ser qualquer fotografia. Ela tem que ajudar e acelerar a compreensão da história.
d) Fotos pequenas só para situações onde há um ou dois detalhes a serem destacados. Fotografia com menos de dois centímetros e meio (reais) não funcionam, salvo se você dispõe do recurso de ampliação com mouse over.
e) O maior efeito visual , normalmente, é obtido com fotos grandes ocupando toda a largura da coluna de um blog ou 10 cm de largura. Salvo casos especiais, as proporção é 3 x 5 . Mas as fotos devem ter ótima qualidade.
f) Há situações em que é importante chamar a atenção do visitante para um detalhe da foto. Neste caso é necessário editar (cortar) a foto para destacar o que se pretende e eliminar elementos visuais não essenciais. Editores de fotos, tipo Photoshop e
g) Às vezes é necessário usar também o texto para destacar ou explicar um elemento da foto.
h) Cada vez mais os blogueiros são multimídia, ou seja publicam usando vários formatos de informação (texto, fotos, gráficos, animações, vídeos, auiod, etc).

3) Fotos em sites de notícias
a) Valem quase todos os itens mencionados nos blogs;
b) O grande desafio do jornalismo online é combinar fotos e texto numa narrativa integrada.
c) Para desenvolver uma narrativa multimídia é necessário preocupar-se com alguns passos básicos:
- desenvolver a história (roteiro basico),
- ver que aspetos da história podem ser melhor contados em texto, com fotografias, sons, vídeos e interatividade. No nosso caso atual, vamos pensar apenas em texto, fotografias e participação do leitor (interatividade).
- Identificadas as partes onde o texto e as fotos são mais adequados, começa-se a montar o roteiro operacional selecionando os trechos de texto e o tipo de fotografia já disponível ou que deverá ser feita.
- edição e corte das fotos para adequa-las ao espaço disponível na página e à narrativa textual;
d) Compactação e publicação de fotos
- Fotos de máquinas digitais são pesadas e deformam o design do blog
- Fotos muito pesadas geram demoras no download da página e irritam o visitante. Uma foto de 500 KB demora dois minutos em linha discada. Máximo de espera 10 segundos.
- As fotos devem estar no padrão JPEG ou GIF porque são mais leves, geralmente no tamanho 72 dpis. As fotos originais normalmente tem 300 dpis.
- As fotos podem ser editadas em softwares simples como o IrfanView (grátis) ou mais complexos como o Photoshop. Alem de reduzir o tamanho estes softwares fazem a conversão para JPEG e GIF.
e) Arquivamento de fotos
- Para publicação as fotos devem estar arquivadas em algum lugar na web porque elas são descarregadas na página a partir de um servidor. (Flickr, Picasa ou Box Net)


4) Narrativas fotográficas - Slide shows
a) Principais característica – contar uma história basicamente com o uso de fotos;
b) Outras mídias são complementares – texto e audo.
c) Preocupação com o conteúdo das fotos (recado visual) mais forte do que com a qualidade técnica.
d) Duração Média máxima cinco minutos / média três minutos.
e) Espaço entre fotos 10 a 13 segundos.
f) Efeitos fotográficos – zoom, recortes, fusões, fade in e fade out.
g) PowerPoint e apresentações
h) Infografia

5) Falsificação, remix e mash up
a) Recursos técnicos acessíveis
http://www.flickr.com/photos/mari-b/252551339/ (remix)
http://littlegreenfootballs.com/weblog/?entry=21956_Reuters_Doctoring_Photos_from_Beirut&only
b) Dificuldade de detectar por conta da velocidade informativa
c) Questão ética

6)Dicas
- Exemplos http://album.dvd-photo-slideshow.com/flash/flower.swf
http://www.time.com/time/photoessays/2006/afghanistan_multimedia/ ,
http://www.latimes.com/news/nationworld/wounded/la-na-wounded-series,0,936394.special
- como fazer (software grátis) http://www.flash-slideshow-maker.com/ ou
http://www.microsoft.com/windowsxp/using/digitalphotography/photostory/default.mspx
- tutorial http://www.flash-slideshow-maker.com/faq/blog_photos.php
- Remix, mash up http://www.masternewmedia.org/pt/2007/06/06/edit_remix_mash_up_partilhe.htm

7) Exercício prático

Duplas de alunos examinam os posts da lista de weblogs da disciplina e preparam relatório de 20 linhas, no mínimo, sobre o uso de fotografias levando em conta os seguintes itens:
a) O uso de fotografias está de acordo com o conjunto do post: há fotos demais, está equilibrado, há falta de fotos? (O importante aqui é ver o conjunto)
b) Que partes do conteúdo deveriam ser ilustradas com fotografias e quais as características destas fotos?
c) As fotografias publicadas nos blogs estão num tamanho adequado para a visualização? Estão editadas no local apropriado no texto? Mostram o que o autor pretendeu mostrar?
d) Que sugestões faria ao autor em matéria de fotografias? Sentiu falta de algum outro tipo de ilustração como gráfico, tabela, charge ou desenho?

O relatório deve ser postado como comentário no blog analisado e uma copia deve ser enviado ao professor no email castilho.aulas@gmail.com

Nenhum comentário: