quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Jornalismo online colaborativo 31/10/2007

1) Vocês e a comunicação

- Significa que desejam ser comunicadores e escolheram a comunicação digital

- Comunicar por meio da internet significa envolver-se num sistema de mão dupla

- Vocês oferecem informação e recebem informação

- Esta duplicidade significa que vocês serão sempre, ao mesmo tempo, emissores e receptores de informação.

- Quando vocês estão jogando online, vocês dão e recebem informações com seus - parceiros.

- Quando vocês estão num chat ou no Orkut, vocês estão dando a recebendo informações.

- Aqui nesta aula, se eu só estiver dando informação, mas não recebendo nada, significa que há alguma coisa errada. Da mesma forma se vocês estão só recebendo e não estão oferecem nada , não existe comunicação. Há algo errado.

- O que é que pode estar errado: o professor está ensinando algo que não interessa aos alunos, algo que os alunos não conseguem entender, ou os alunos não querem receber a informação que o professor oferece.

- Em qualquer uma das hipóteses, há uma solução fácil e rápida: os alunos oferecem ao professor a informação de que tem outros interesses, que não estão preparados para entender a aula ou que o método usado pelo professor não está adequado.

- Quando isto acontece começa a haver a interatividade, a troca e a conseqüência esperada é que professor e aluno acabem se entendendo

- A mesma coisa acontece quando vocês assumem a função de comunicadores, seja como jornalistas, como relações publicas, como defensor de causas sociais, como músico, como produtor de imagens.

- Você é um blogueiro, como é que você aplica, no teu blog, esta idéia de que você é ao mesmo tempo emissor e receptor, alguém que dá informação e ao mesmo tempo recebe? Três alunos respondem. Grayce, Fernando,

2) A produção e a recepção de informações não são mais uma atividade isolada.

- Para dar e receber nós precisamos estar em redes virtuais ou analógicas. As virtuais são mais amplas, diversificadas, instantâneas e colaborativas.

- Uma rede colaborativa é aquela onde as pessoas, não apenas trocam informações, como também produzem conjuntamente novos conteúdos.

- A colaboração e a troca são essenciais quando alguém desenvolve uma atividade online, como jornalismo, games, musica e vídeo.

- Alguém da área de games poderia dar falar como acontece a colaboração por meio da troca de informações e dados?

- Idem para alguém da área de musica? De Tecnologia ?

Intervalo

Exercício

Análise dos comentários feitos sobre os blogs;
Fazer sugestão sobre temas em blogs de colegas, usando o sistema de comentários.

Um comentário:

MANHAES disse...

Castilho,
Para registro, gostaria de sugerir que os links para os blogs dos alunos fossem classificados por tema. Com isso, acredito eu, naturalmente os hubs seriam criados.