quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Aula Fotografia em Weblogs 26/9/2007

1) Objetivos e tipos de fotografias
- Noticia – a foto é a noticia - político flagrado pegando pacote de dinheiro.
- Documental - facsimile de documentos
- Artística – composição de imagens numa foto para transmitir uma idéia do autor da foto
- Emoções e sentimentos – quando a imagem procura reforçar ou criar algum tipo de emoção associada ao texto.
- Ilustrativas – são fotos cuja importância maior está na composição do design da página web. Nestas condições a foto serve para aliviar o peso da imagem do texto.

2) Fotos em blogs
a) Elas são um componente essencial na media em que a fotografia assume a forma de uma narrativa. As histórias são contatas através de fotos onde o texto é secundário.
b) Preocupação em associar texto e fotos para desenvolver uma narrativa integrada multimídia. Este é o grande desafio dos autores de blogs, que geralmente também são os autores das fotos.
c) Uma foto vale mil palavras, com isto você encurta sintetiza e compacta (zipa) a história que está contando. Mas não pode ser qualquer fotografia. Ela tem que ajudar e acelerar a compreensão da história.
d) Fotos pequenas só para situações onde há um ou dois detalhes a serem destacados. Fotografia com menos de dois centímetros e meio (reais) não funcionam, salvo se você dispõe do recurso de ampliação com mouse over.
e) O maior efeito visual , normalmente, é obtido com fotos grandes ocupando toda a largura da coluna de um blog ou 10 cm de largura. Salvo casos especiais, as proporção é 3 x 5 . Mas as fotos devem ter ótima qualidade.
f) Há situações em que é importante chamar a atenção do visitante para um detalhe da foto. Neste caso é necessário editar (cortar) a foto para destacar o que se pretende e eliminar elementos visuais não essenciais. Editores de fotos, tipo Photoshop e
g) Às vezes é necessário usar também o texto para destacar ou explicar um elemento da foto.
h) Cada vez mais os blogueiros são multimídia, ou seja publicam usando vários formatos de informação (texto, fotos, gráficos, animações, vídeos, auiod, etc).

3) Fotos em sites de notícias
a) Valem quase todos os itens mencionados nos blogs;
b) O grande desafio do jornalismo online é combinar fotos e texto numa narrativa integrada.
c) Para desenvolver uma narrativa multimídia é necessário preocupar-se com alguns passos básicos:
- desenvolver a história (roteiro basico),
- ver que aspetos da história podem ser melhor contados em texto, com fotografias, sons, vídeos e interatividade. No nosso caso atual, vamos pensar apenas em texto, fotografias e participação do leitor (interatividade).
- Identificadas as partes onde o texto e as fotos são mais adequados, começa-se a montar o roteiro operacional selecionando os trechos de texto e o tipo de fotografia já disponível ou que deverá ser feita.
- edição e corte das fotos para adequa-las ao espaço disponível na página e à narrativa textual;
d) Compactação e publicação de fotos
- Fotos de máquinas digitais são pesadas e deformam o design do blog
- Fotos muito pesadas geram demoras no download da página e irritam o visitante. Uma foto de 500 KB demora dois minutos em linha discada. Máximo de espera 10 segundos.
- As fotos devem estar no padrão JPEG ou GIF porque são mais leves, geralmente no tamanho 72 dpis. As fotos originais normalmente tem 300 dpis.
- As fotos podem ser editadas em softwares simples como o IrfanView (grátis) ou mais complexos como o Photoshop. Alem de reduzir o tamanho estes softwares fazem a conversão para JPEG e GIF.
e) Arquivamento de fotos
- Para publicação as fotos devem estar arquivadas em algum lugar na web porque elas são descarregadas na página a partir de um servidor. (Flickr, Picasa ou Box Net)


4) Narrativas fotográficas - Slide shows
a) Principais característica – contar uma história basicamente com o uso de fotos;
b) Outras mídias são complementares – texto e audo.
c) Preocupação com o conteúdo das fotos (recado visual) mais forte do que com a qualidade técnica.
d) Duração Média máxima cinco minutos / média três minutos.
e) Espaço entre fotos 10 a 13 segundos.
f) Efeitos fotográficos – zoom, recortes, fusões, fade in e fade out.
g) PowerPoint e apresentações
h) Infografia

5) Falsificação, remix e mash up
a) Recursos técnicos acessíveis
http://www.flickr.com/photos/mari-b/252551339/ (remix)
http://littlegreenfootballs.com/weblog/?entry=21956_Reuters_Doctoring_Photos_from_Beirut&only
b) Dificuldade de detectar por conta da velocidade informativa
c) Questão ética

6)Dicas
- Exemplos http://album.dvd-photo-slideshow.com/flash/flower.swf
http://www.time.com/time/photoessays/2006/afghanistan_multimedia/ ,
http://www.latimes.com/news/nationworld/wounded/la-na-wounded-series,0,936394.special
- como fazer (software grátis) http://www.flash-slideshow-maker.com/ ou
http://www.microsoft.com/windowsxp/using/digitalphotography/photostory/default.mspx
- tutorial http://www.flash-slideshow-maker.com/faq/blog_photos.php
- Remix, mash up http://www.masternewmedia.org/pt/2007/06/06/edit_remix_mash_up_partilhe.htm

7) Exercício prático

Duplas de alunos examinam os posts da lista de weblogs da disciplina e preparam relatório de 20 linhas, no mínimo, sobre o uso de fotografias levando em conta os seguintes itens:
a) O uso de fotografias está de acordo com o conjunto do post: há fotos demais, está equilibrado, há falta de fotos? (O importante aqui é ver o conjunto)
b) Que partes do conteúdo deveriam ser ilustradas com fotografias e quais as características destas fotos?
c) As fotografias publicadas nos blogs estão num tamanho adequado para a visualização? Estão editadas no local apropriado no texto? Mostram o que o autor pretendeu mostrar?
d) Que sugestões faria ao autor em matéria de fotografias? Sentiu falta de algum outro tipo de ilustração como gráfico, tabela, charge ou desenho?

O relatório deve ser postado como comentário no blog analisado e uma copia deve ser enviado ao professor no email castilho.aulas@gmail.com

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Aula Leitura de Jornais 19/9

Avaliação da disciplina pelos alunos

1) Responder questionário

2) Avaliação do professor

Intervalo

Os jovens e a informação

Debate em aula

1) Porque os jovens não lêem mais jornal?
2) Como os alunos se informam?
3) Qual o veiculo de comunicação que é mais essencial para a informação de um jovem?
4) O que vocês acham que está faltando nos jornais atuais? Na TV ? No rádio ? na Web ?
5) O que vocês acham que será um mundo sem jornais?

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Aula Texto Jornalístico Online 12/9

Roteiro Geral:

1) O principio é o mesmo do jornalismo impresso
a) Investigar, editar, contextualizar e publicar informações e notícias que contribuam para que o público possa tomar decisões em seu benefício.
b) Oferecer diversão e educação aos seus leitores, espectadores e ouvintes.
c) Você precisa pensar antes em quem vai ler o texto.
d) Organizar a estrutura do texto, o que você vai contar.
e) Diferença entre texto e narrativa

2) O texto no jornalismo online está aos poucos abandonando a ditadura da teoria da pirâmide invertida por conta da expansão da narrativa não linear em ambiente multimídia.

3) O jornalismo online caminha para a ampliação do uso de uma narrativa baseada em blocos de informação não hierárquicos onde o navegador pode escolher a ordem de navegação.
a) A maioria dos internautas não lê na Web. Eles escaneiam as páginas para garimpar informações;
b) Eles guardam apenas algumas frases;
c) Os leitores não gostam de textos longos porque sentem-se forçados à leitura quando não gostam do que lêem. Textos menores lhes dão a liberdade de pular para outro mais interessante;
d) Textos com propaganda irritam os leitores.
e) Em textos longos é necessário criar uma estrutura de temas para orientar o leitor;
f) Utilize ao máximo textos com marcadores (números ou bolinhas pretas);
g) Parágrafos em espaço duplo. No texto espaço simples.
h) Fonte verdana 10 é o padrão.
i) Linhas de no máximo 70 caracteres com espaço,
j) Cada frase uma idéia ou no máximo duas quando são relacionadas;
k) Tente sempre deixar claro para o leitor que perguntas o texto pretende responder.

4) Os textos online devem ser mais curtos, mais diretos e em linguagem coloquial porque a leitura na tela é 25% mais cansativa que no papel. Além disso, os links tendem a dispersar a atenção do leitor portanto você deve dizer o máximo possível em poucas palavras porque depois o visitante vai embora.

5) A leitura dos textos online segue o padrão F conforme mostraram pesquisas com um equipamento chamado EyeTracking. (http://www.criarweb.com/artigos/270.php e http://www.poynterextra.org/eyetrack2004/main.htm )

6) Níveis de leitura:
a) O texto online, tanto linear como não linear, tem quatro níveis diferentes de leitura:
b) Superficial : titulo e chamada, importância dos títulos
c) Leitura Dinâmica: palavras ou expressões em negrito, scanning
d) Leitura completa : até o final do texto;
e) Leitura em profundidade: após a leitura completa, o usuário navega pelos links da reportagem, artigo ou notícia.

7) Narrativa hipertextual. Links

8) Hoje ainda temos uma narrativa basicamente linear. Mas nos próximos anos passaremos cada vez mais a experimentar narrativas não lineares. Por isto vamos estudar as duas modalidades:

9) Narrativa linear
a) Obedece a estrutura da pirâmide invertida. O mais importante no inicio seguindo-se um ordem decrescente em relevância informativa.
b) Ordem direta, frases curtas, textos de no máximo 256 a 30 linhas.
c) Em caso de textos muito longos é preferível dividí-los em blocos secundários, linkados a partir do texto principal.


10) Narrativa não linear
a) Estrutura de blocos de informação;
b) Cada bloco tem um tema principal e deve dar ao leitor uma idéia geral do todo, criando expectativas sobre os demais blocos.
c) Exemplo

11) Narrativas multimídia
a) Texto,
b) Áudio,
c) Vídeo,
d) Slideshow,
e) Animações,
f) Gráficos.

Exercícios
1) Condensação de textos - Escrever 500 palavras
2) Reescrever
3) Aplicar o que foi dito em classe ao texto do blog pessoal e fazer uma critica do próprio trabalho.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Roteiro Aula Reportagem em Jornalismo Online

1) Reportagem é a verificação de fatos, dados ou notícias.
a) Esta atividade era um diferencial dos jornalistas na era pré-internet. Eles faziam a investigação e a publicavam na forma de reportagem, oferecendo ao leitor os elementos essenciais para ele entender o que estava sendo apresentado.
b) Os blogueiros têm uma situação especial, porque acabam se tornando formadores de opinião. Assim, eles também tem responsabilidades em matéria de verificação de fatos e dados.
c) Um dado ou um fato investigado por um jornalista ou blogueiro acaba se transformando numa informação, pois recebe um valor agregado (causas, conseqüências, antecedentes, beneficiários, prejudicados, fotos, gráficos, vídeos etc).
d) É importante aqui tentar deixar bem claro as diferenças entre dado e informação. Dado é um número ou fato sem qualquer contextualização. Informação é um dado contextualizado. Antes de ser verificada por um jornalista ou blogueiro, uma notícia é um dado. Depois ela vira informação porque foi contextualizada. Exemplo: caiu um avião = dado. Caiu um avião da GOL no centro de Recife = informação.

2) A verificação de fatos, dados ou notícias requer os seguintes passos:
a) Identificação da fonte: quem publicou ou forneceu a notícia, dado ou fato. Isto é importante porque a credibilidade da fonte vai no ajudar muito a determinar a importância do material recebido. Dependendo da credibilidade ou reputação da fonte pode se descartar a noticia dando preferência à outra fornecida por fonte mais confiável. Daí a credibilidade dos blogs, porque eles dão informações.
b) Checagem : é a verificação da exatidão de dados, fatos, estatísticas, nomes e referências incluídas na notícia recebida. A checagem também se estende às fontes para verificar sua autenticidade em caso de pessoa ou instituição desconhecidas.
c) Detalhamento: é o desdobramento da noticia, dado ou fato comunicado ao jornalista ou blogueiro. Significa procurar responder as perguntas: porquê, como, quando e quanto. Geralmente o detalhamento é feito a partir de números, estatísticas e gráficos. Os números tem o poder de ilustrar situações com muito mais eficiência e exatidão que longas descrições. Cada frase deve ter pelo menos um número ou estatística.
d) Equilíbrio: Significa buscar visões opostas ou conflitantes do mesmo problema. Sabemos que ninguém é capaz de possuir toda a verdade. Também sabemos que a realidade tem muitas caras. Portanto é necessário ouvir o maior numero possível de versões para tentar chegar perto da verdade.
e) Contextualização: é uma espécie de somatório de tudo o que foi investigado antes. É o componente da verificação que nos permite ter uma real avaliação da informação, principalmente de sua complexidade. As exigências mínimas da contextualização são: causas, conseqüências, antecedentes, beneficiários, prejudicados e desdobramentos.
f) Contato direto: Todos estes cuidados não eliminam no entanto as vantagens e a necessidade de um contato pessoal com o processo, personalidade ou situação sob investigação.

3) Investigação com a ajuda do computador.
a) O computador é hoje a grande ferramenta para a verificação de fatos, dados e noticias, porque aumento a velocidade e a amplitude das investigações.
b) Os mecanismos de buscas são a ferramenta básicas para executar uma checagem de dados, noticias e fatos. Hoje praticamente metade das reportagens jornalistas já são feitas basicamente com a ajuda do computador e da internet.
c) Usar sempre mais de um mecanismo de busca para investigações mais complexas.
d) Consulta a base de dados em todo mundo, evitando a burocracia humana.
e) Quem sabe usar computador para verificação de dados, fatos e noticias tem uma vantagem enorme em relação aos jornalistas sem intimidade com a tecnologia moderna.

4) Verificação e patrulhamento público.
a) O crescimento do número de blogs reforçou a tendência em direção ao patrulhamento noticioso, ou seja, a especialização no acompanhamento de personalidades, processos ou organizações por jornalistas e/ou blogueiros;
b) Hoje qualquer personalidade publica ou instituição pode ser observada e acompanhada em detalhe por um blog;
c) O patrulhamento é extremamente eficiente em termos de aumentar transparência pública mas também gera o risco de provocar difamação, discriminação e xenofobia. Daí o cuidado na verificação de noticias, dados e fatos.

5) Experiência dos alunos na produção dos blogs.
Os alunos relatam problemas na verificação de dados, fatos e noticias para publicação em weblogs.